Programa Saúde na Escola tem encerramento nas ruas
Em Canavieiras, as ações da 'Semana de Saúde na Escola', evento anual que acontece em todo Brasil faz a conscientização de alunos e professores em relação a temáticas ligadas à saúde, foram encerradas nesta sexta-feira (11), na escola Rotary Clube. Este ano o tema escolhido foi a “Comunidade escolar mobilizada contra o Aedes Aegypti”.
A semana é uma meta do Ministério da Saúde e teve início oficialmente no dia 7 de março, mas no município as atividades já estavam sendo realizadas. “A semana serve para intensificar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Desde outubro passado, o PSE trabalha nesse sentido. Lançamos o projeto Cuidar do corpo, cuidar do outro, que envolve a atenção básica com suas equipes de unidades de saúde, os agentes de endemias, a Vigilância Sanitária e as escolas do nosso município, para fins educativos e preventivos”, explicou a secretária da Saúde, Roberta Barros.
Na Escola Rotary Clube, o dia começou com uma palestra da enfermeira Ianna Ramos, da Unidade de Saúde Dr. Edmundo Lopes de Castro. Em seguida, os agentes de Combate a Endemias (ACE) exibiram vídeos educativos, criaram ambientes simuladores e deram orientações. No final, foi organizada uma oficina para ensinar os alunos como confeccionar uma mosquitérica.
E a ação do Ministério da Saúde já tem reflexos positivos na rotina dos envolvidos. Segundo a diretora do Rotary Clube, Maria Zilva, os alunos vêm fazendo o papel de agentes de combate a endemias. “Eles trabalharam como verdadeiros agentes fiscalizadores, repassando as informações que aprenderam nas salas de aula para seus familiares e já foram instruídos a cobrar quando perceberem atitudes erradas dentro de casa ou na vizinhança” destacou.
As escolas municipais receberam as atividades da Semana da Saúde na Escola de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria da Saúde: Escola Comunitária São Boaventura, Frei Sampaio e Regina Célia (Poxim); Frederico Minervino e Noécia Vidal (8/3); Isbela Freire e Benício Machado (9/3); Lions Clube e Regina Célia (10/3) e Rotary Clube (11/3).
Em paralelo às atividades da Semana da Saúde na Escola, os alunos da Escola Rotary Clube vêm desenvolvendo uma série de atividades a partir da temática de controle ao mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Em paralelo, o projeto “Eu posso ajudar a combater o Mosquito Aedes Aegypti!” teve início na segunda-feira (7) e envolveu diversas ações, como exibição de vídeos, confecção de máscaras, exibição de vídeos, e criação de textos informativos”. A culminância foi nesta quinta-feira (10) com uma caminhada pela comunidade com a participação dos agentes de saúde, educadores físicos, monitores de recreação, professores, funcionários e alunos da Unidade Escolar.